SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM DE COMPREENSÃO LEITORA
“Pausa ,
de Moacyr Scliar”
8º e 9º
ano do Ensino Fundamental
Professora: Sônia
Berveglieri
ETAPA
1 – ANTES DA LEITURA
Olá
alunos. Iremos realizar uma discussão sobre o texto “Pausa”, produzido por
Moacyr Scliar, para iniciarmos o processo de leitura, vamos refletir sobre
alguns pontos:
CAPACIDADES
DE COMPREENSÃO
INFERÊNCIA
DE CONHECIMENTOS GLOBAIS: estimular os estudantes à refletirem sobre o texto
previamente. Questionar-lhes sobre os pontos que eles julgam mais importantes,
pois esses pontos contribuirão para a construção pessoal do sentido de um
determinado texto.
1- Alguém
conhece o texto trabalhado?
A- O
que vocês supõe tratar um texto cujo título é “Pausa”? Vocês podem dar uma
definição da palavra “Pausa”, sem buscar no dicionário?
B- As
pausas acontecem apenas em aparelhos “mecânicos / tecnológicos” ou elas ocorrem
na vida também?
C- O
que lhes chamou mais atenção nesse texto?
2- O
que o título do conto sugere? Sobre quais temas esse texto pode falar?
3- Em
um conto como este, quais fatos podem ocorrer? Reflita sobre os(as) personagens
e o cenário. Será que o texto acontece em um local calmo ou agitado?
4- Você
já leram ou conhecem alguma obra ou conto do autor Moacyr Scliar?
Pequena
Biografia de Moacyr Scliar: Moacyr Jaime Scliar (Porto Alegre, 23 de
março de 1937 — Porto Alegre, 27 de fevereiro de 2011) foi um escritor
brasileiro. Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde
pública e professor universitário. Sua prolífica obra consiste de contos,
romances, ensaios e literatura infanto-juvenil. Também ficou conhecido por suas
crônicas nos principais jornais do país.
ETAPA 2 –
DURANTE A LEITURA
5- Leia
o texto “Pausa”, de Moacyr Scliar.
A- Primeiramente,
façam a leitura silenciosa.
B- Agora
prestem atenção à leitura expressiva do texto realizada pela professora.
C- Agrupem-se
em duplas para refletirem juntos sobre o texto.
ETAPA 3 –
APÓS A LEITURA
6 –
Grifem no conto palavras que dificultaram seu entendimento.
A- Busque
no dicionário essas palavras e façam um pequeno glossário nos espaços em branco
da folha do texto.
ETAPA 4 –
LOCALIZAÇÃO E/OU CÓPIA DE INFORMAÇÕES
· Após
a leitura e a decodificação completa de “Pausa” – Moacyr Scliar vamos nos ater
as seguintes questões:
7 – Quem
é o narrador da história?
8 – Quais
são os personagens da história?
9 – Onde
se passa a história?
10 – Para
encontrar uma informação local do texto, identifique: o espaço e o momento em
que a personagem busca romper com sua rotina.
11 – Para
encontrar uma informação global do texto, explique a(s) temática(s).
ETAPA 5 –
COMPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES
12 –
Agora vamos contar oralmente a história, com a participação de todos. Digam o
que vocês entenderam sobre o texto. Falem sobre os fatos que mais lhes chamaram
a atenção.
13 – O
personagem principal dessa história desejou muito sair da rotina e fugir, mesmo
que durante horas, da sua casa. Porque vocês acham que ele fazia isso? Algumas
vezes vocês sentem a necessidade que o protagonista sentiu de fugir da rotina e
ir para outros lugares? Por quê?
ETAPA 6 –
GENERALIZAÇÕES
14 – Leia
o trecho a seguir “—Vais sair de novo, Samuel?”. A personagem consegue romper
com a rotina dela ou ela acrescenta mais uma rotina àquela vida que
ela já tinha?
15 – Qual
é o tempo presente neste texto? Cronológico ou Psicológico? (Podemos notar a
presença de dois modos temporais no texto discutido, o tempo cronológico ocorre
ao longo de quase toda a narrativa: “"Às sete horas o despertador tocou.”,
exceto no momento da narração do sonho da personagem, onde transcorre o tempo
psicológico.)
16 – Como
a linguagem do texto foi elaborada? Qual é o tratamento dado a ela? Que
discurso o autor utiliza, direto ou indireto? Analise a partir dos exemplos
abaixo:
“— Todos
os domingos tu sais cedo — observou a mulher com azedume na voz.
— Temos
muito trabalho no escritório — disse o marido, secamente.
Ela olhou
os sanduíches:
—Por que
não vens almoçar?
— Já te
disse: muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.”
ETAPA 7 –
PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS LOCAIS
17 – Por
que o protagonista da história sai todos os domingo de manhã de casa? O que ele
faz?
ETAPA 8 -
PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS GLOBAIS
18 –
Porque o protagonista é chamado de Samuel pelo narrador e de Isidoro pelo
gerente do hotel? Justifique com as suas palavras por que você julga que isso
ocorre.
ETAPA 9 –
RECUPERAÇÃO DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO TEXTO
19 – A –
Em qual obra esse texto foi publicado?
B- Quem
é o autor? O que ele costuma escrever?
C- Qual
é o público alvo para esta obra?
ETAPA 10
– DEFINIÇÃO DE FINALIDADES E METAS DA ATIVIDADE DE LEITURA
20 – Por
que motivos você busca e/ou lê um texto assim? Você acha que esse tipo de texto
é importante e desperta interesse? Por quê?
ETAPA 11
– PERCEPÇÕES DE RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE
21 – Em
que outros locais ou situações vocês já observaram o tratamento de um tema tão
polêmico como a ruptura da rotina?
22 – Esse
assunto (rotina) é comum no seu ambiente doméstico? Porquê? (Seus pais falam
sobre a rotina doméstica, familiar e trabalhista?)
23 – Leia
o texto abaixo:
A- O
que você compreende dessa imagem?
B- Essa
imagem é familiar para você? Aonde ela aparece com freqüência?
24 –
Agora ouviremos a música “Cotidiano”, de Chico Buarque:
Cotidiano
– Chico Buarque
Todo dia
ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia
ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia
eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da
tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda
noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia
ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia
ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia
eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da
tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda
noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia
ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
A- Quais
são as semelhanças entre a letra e a temática do conto?
B- Antes
de ouvi-la, pensando somente na leitura da letra, como você pensa que será o
ritmo dessa música?
C- Qual
é a impressão do narrador da música sobre a rotina?
25 –
Analise a linguagem predominante nos textos trabalhados comparando-as no quadro
a seguir:
Texto
|
Pausa –
Moacyr Scliar
|
Imagem
|
Cotidiano
– Chico Buarque
|
Tipologia
|
|||
Gênero
Textual
|
|||
Público
alvo
|
|||
Tema
|
|||
Finalidade
|
|||
Veículo
de Publicação
|
26 –
Sugestão de filmes:
Click : (2006; dirigido por Frank
Coraci; com Adam Santier. Lançado nos Estados Unidos)
A- Se
você tivesse em seu poder um aparelho para pausar, adiantar ou voltar algum
episódio da sua vida, qual seria ele? Por quê?
As
atividades e questões acima pertencem às distintas etapas de uma situação de
aprendizagem cujo foco baseia-se na competência leitora. É de conhecimento
geral a importância dessa competência nas égides curriculares do Estado de São
Paulo: “A linguagem é constitutiva do ser humano. Pode-se definir linguagens
como sistemas simbólicos, instrumentos de conhecimento e de construção de
mundo, formas de classificação arbitrárias e socialmente determinadas.”
(Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias /
Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de
área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2011. 260 p.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário