quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sequência Didática de Leitura do Texto "Pausa" de Moacyr Scliar



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE COMPREENSÃO LEITORA
“Pausa , de Moacyr Scliar”
8º e 9º ano do Ensino Fundamental
Professora:   Sônia Berveglieri


      ETAPA 1 – ANTES DA LEITURA

Olá alunos. Iremos realizar uma discussão sobre o texto “Pausa”, produzido por Moacyr Scliar, para iniciarmos o processo de leitura, vamos refletir sobre alguns pontos:
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
INFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS GLOBAIS: estimular os estudantes à refletirem sobre o texto previamente. Questionar-lhes sobre os pontos que eles julgam mais importantes, pois esses pontos contribuirão para a construção pessoal do sentido de um determinado texto.
1-    Alguém conhece o texto trabalhado?

A-   O que vocês supõe tratar um texto cujo título é “Pausa”? Vocês podem dar uma definição da palavra “Pausa”, sem buscar no dicionário?
B-   As pausas acontecem apenas em aparelhos “mecânicos / tecnológicos” ou elas ocorrem na vida também?
C-   O que lhes chamou mais atenção nesse texto?

2-    O que o título do conto sugere? Sobre quais temas esse texto pode falar?
3-    Em um conto como este, quais fatos podem ocorrer? Reflita sobre os(as) personagens e o cenário. Será que o texto acontece em um local calmo ou agitado?
4-    Você já leram ou conhecem alguma obra ou conto do autor Moacyr Scliar?

Pequena Biografia de Moacyr Scliar: Moacyr Jaime Scliar (Porto Alegre, 23 de março de 1937 — Porto Alegre, 27 de fevereiro de 2011) foi um escritor brasileiro. Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde pública e professor universitário. Sua prolífica obra consiste de contos, romances, ensaios e literatura infanto-juvenil. Também ficou conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país.

ETAPA 2 – DURANTE A LEITURA

5-    Leia o texto “Pausa”, de Moacyr Scliar.

A-   Primeiramente, façam a leitura silenciosa.
B-   Agora prestem atenção à leitura expressiva do texto realizada pela professora.
C-   Agrupem-se em duplas para refletirem juntos sobre o texto.

ETAPA 3 – APÓS A LEITURA

6 – Grifem no conto palavras que dificultaram seu entendimento.
A-   Busque no dicionário essas palavras e façam um pequeno glossário nos espaços em branco da folha do texto.

ETAPA 4 – LOCALIZAÇÃO E/OU CÓPIA DE INFORMAÇÕES

·         Após a leitura e a decodificação completa de “Pausa” – Moacyr Scliar vamos nos ater as seguintes questões:

7 – Quem é o narrador da história?
8 – Quais são os personagens da história?
9 – Onde se passa a história?
10 – Para encontrar uma informação local do texto, identifique: o espaço e o momento em que a personagem busca romper com sua rotina.
11 – Para encontrar uma informação global do texto, explique a(s) temática(s).

ETAPA 5 – COMPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES

12 – Agora vamos contar oralmente a história, com a participação de todos. Digam o que vocês entenderam sobre o texto. Falem sobre os fatos que mais lhes chamaram a atenção.
13 – O personagem principal dessa história desejou muito sair da rotina e fugir, mesmo que durante horas, da sua casa. Porque vocês acham que ele fazia isso? Algumas vezes vocês sentem a necessidade que o protagonista sentiu de fugir da rotina e ir para outros lugares? Por quê?

ETAPA 6 – GENERALIZAÇÕES

14 – Leia o trecho a seguir “—Vais sair de novo, Samuel?”. A personagem consegue romper com a rotina dela ou ela  acrescenta mais uma rotina àquela vida que ela já tinha?
15 – Qual é o tempo presente neste texto? Cronológico ou Psicológico? (Podemos notar a presença de dois modos temporais no texto discutido, o tempo cronológico ocorre ao longo de quase toda a narrativa: “"Às sete horas o despertador tocou.”, exceto no momento da narração do sonho da personagem, onde transcorre o tempo psicológico.)
16 – Como a linguagem do texto foi elaborada? Qual é o tratamento dado a ela? Que discurso o autor utiliza, direto ou indireto? Analise a partir dos exemplos abaixo:

“— Todos os domingos tu sais cedo — observou a mulher com azedume na voz.
— Temos muito trabalho no escritório — disse o marido, secamente.
Ela olhou os sanduíches:
—Por que não vens almoçar?
— Já te disse: muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.”
ETAPA 7 – PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS LOCAIS

17 – Por que o protagonista da história sai todos os domingo de manhã de casa? O que ele faz?

ETAPA 8 - PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS GLOBAIS

18 – Porque o protagonista é chamado de Samuel pelo narrador e de Isidoro pelo gerente do hotel? Justifique com as suas palavras por que você julga que isso ocorre.

ETAPA 9 – RECUPERAÇÃO DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO TEXTO

19 – A – Em qual obra esse texto foi publicado?
B-   Quem é o autor? O que ele costuma escrever?
C-   Qual é o público alvo para esta obra?


ETAPA 10 – DEFINIÇÃO DE FINALIDADES E METAS DA ATIVIDADE DE LEITURA

20 – Por que motivos você busca e/ou lê um texto assim? Você acha que esse tipo de texto é importante e desperta interesse? Por quê?

ETAPA 11 – PERCEPÇÕES DE RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE

21 – Em que outros locais ou situações vocês já observaram o tratamento de um tema tão polêmico como a ruptura da rotina?
22 – Esse assunto (rotina) é comum no seu ambiente doméstico? Porquê? (Seus pais falam sobre a rotina doméstica, familiar e trabalhista?)
23 – Leia o texto abaixo:

A-           O que você compreende dessa imagem?
B-   Essa imagem é familiar para você? Aonde ela aparece com freqüência?


24 – Agora ouviremos a música “Cotidiano”, de Chico Buarque:


Cotidiano – Chico Buarque

Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.


A-   Quais são as semelhanças entre a letra e a temática do conto?
B-   Antes de ouvi-la, pensando somente na leitura da letra, como você pensa que será o ritmo dessa música?
C-   Qual é a impressão do narrador da música sobre a rotina?

25 – Analise a linguagem predominante nos textos trabalhados comparando-as no quadro a seguir:
Texto
Pausa – Moacyr Scliar
Imagem
Cotidiano – Chico Buarque
Tipologia
Gênero Textual
Público alvo
Tema
Finalidade
Veículo de Publicação

26 – Sugestão de filmes:

Click : (2006; dirigido por Frank Coraci; com Adam Santier. Lançado nos Estados Unidos)

A-   Se você tivesse em seu poder um aparelho para pausar, adiantar ou voltar algum episódio da sua vida, qual seria ele? Por quê?


As atividades e questões acima pertencem às distintas etapas de uma situação de aprendizagem cujo foco baseia-se na competência leitora. É de conhecimento geral a importância dessa competência nas égides curriculares do Estado de São Paulo: “A linguagem é constitutiva do ser humano. Pode-se definir linguagens como sistemas simbólicos, instrumentos de conhecimento e de construção de mundo, formas de classificação arbitrárias e socialmente determinadas.” (Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2011. 260 p.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário