“Quando criança a leitura para mim era algo ligado diretamente apenas as
aulas de Língua Portuguesa, ler se restringia ao simples fato de fazer
atividade, isto é, leitura, interpretação e "Composição".
Mas mesmo assim lia, lia os textos do
livro didático, fotonovelas, gibis adora uma figura, aos 9 anos não conseguia
criar mentalmente personagens e enredo das histórias se o livro tivesse apenas palavras,
era necessário ao menos uma imagem como referência, para que a história fizesse
sentido para mim, já na adolescência conheci os romances, tidos como "água
com açúcar", Júlia, Sabrina e outros, mas o fato é que a partir dessas
leituras, -que acredito eu tenha pessoas que as considerem de menor valor ou de
nenhum valor literário- que eu tive minha experiência leitora, hoje ler para
mim significa muito mais que um
aglomerado de palavras organizado de forma lógica e sequencial, significa
liberdade, liberdade de criar e de viajar nas criações de outrem.
Acredito fielmente que a experiência
leitora do professor influencia diretamente no seu trabalho de formar novos
leitores, oriento quanto às leituras dos meus alunos, mas evito engessá-los
colocando como regra o “devem” ler, a experiência de leitura é pessoal/individual
e para ser significativa exige liberdade."
Professora: Rosimeire Cristiani Cabrera de Sá
Professora: Rosimeire Cristiani Cabrera de Sá
Nenhum comentário:
Postar um comentário