sábado, 15 de junho de 2013

SD Texto Gerador "Melancia e Coco Verde de Ricardo Azevedo







E.E. ALBERTO SANTOS DUMONT

Professora Rosimeire Cristiani Cabrera de Sá
Proposta de Sequência Didática para o 6 Ano do Ensino Fundamental
Texto gerador: Melancia e Coco Verde de Ricardo Azevedo
Capacidades de leitura:
Ativação de conhecimento
Antecipação e Predição
Comparação de Informação
Valores éticos e políticos

Formas de Avaliação: Contínua através do envolvimento e exploração dos aspectos linguísticos, sociais, culturais e artísticos contidos nos textos e produções: ilustrações, textos e dramatização.

Recursos Didáticos: Textos de Ricardo de Azevedo - Melancia e Coco Verde, O vaqueiro que não sabia mentir, Quadrinhas Populares, Poemas de Sérgio Capparelli- Bem- me- quer e Cavalo a Galope.
Slides em Power point, Vídeos do Youtube

Bibliografia:
AZEVEDO, RICARDO. CULTURA DA TERRA.MODERNA,2008,P.2832 (Melancia e Coco Verde)
CAPPARELLI, SÉRGIO.111 POEMAS PARA CRIANÇAS.18.ED.PORTO ALEGRE: L&PM,2012
AZEVEDO,RICARDO.BAZAR DO FOLCLORE.EDITORA ÁTICA,2002, P.47 (O vaqueiro que não sabia mentir)


Descrição das Ações:
Professor antes de apresentar o texto Melancia e Coco Verde escrever o título na lousa e levantar hipóteses questionando:
1-      O que o título sugere a vocês? Do que os fazem lembrar?
Considere todas as respostas e complemente-as se necessário.
Escreva na lousa algumas respostas para serem comentadas após a leitura.

2-      Vocês já conhecem o do Autor, Ricardo Azevedo?
Professor apresente algumas informações sobre o autor, lembre-se de enfatizar as características e funções dos textos biográficos e proponha uma pesquisa, em livros do autor na Sala de Leitura da escola ou no Laboratório de Informática indicando site oficial do autor: www.ricardoazevedo.com.br


OBSERVAÇÃO: Utilizei além da pesquisa no site, um texto biográfico que encontrei no livro “Bazar do Folclore” e propus uma atividade de antecipação sobre os personagens criados por Ricardo Azevedo, onde os alunos construíram partindo apenas do conceito do texto através de ilustrações os personagens (com características físicas e psicológicas) e espaço (e o contexto onde se encaixaria aquele personagem); por exemplo, no texto cita: Cozinheira fada, Tio Biruta etc. Foi muito interessante a ideia que os alunos criaram sobre o possível personagem e a história ao qual ele pertencia.

Leitura do texto, primeiro analise juntamente com os alunos a imagem, em seguida faça a leitura em voz alta. Após discussões sobre as hipóteses levantadas antes da leitura, agora será proposto uma leitura silenciosa individual, para garantir a compreensão do texto lido.

OBSERVAÇÃO: Nesta sequência contei com a ajuda de duas colegas de trabalho nas disciplinas de Geografia e Artes:

Aulas de Geografia: A professora apresentou aos alunos inúmeras imagens da região do Nordeste, contextualizando a origem da produção das imagens que ilustram o texto “Xilogravura”, imagens da localização geográfica (mapa), das paisagens naturais e humanas, bem como as produções artísticas com características próprias da região.
Produção: Ilustrar elementos que compõem o contexto geográfico, social e cultural da região estudada.

Aulas de Arte: A professora explorou o contexto desde o conceito à produção das Xilogravuras, e utilizou vídeos explicativos abordando a Literatura de Cordel e as ilustrações próprias desse tipo de texto, vídeo aula de como são feitas as “Xilogravuras” originadas do nordeste e uma versão adaptada desta técnica utilizando o isopor.

Produção: Ilustrar o poema que os alunos produzirão utilizando a técnica desenvolvida nas aulas de arte.


Língua Portuguesa:

Questionamentos (para a verificação da compreensão dos alunos em relação as formas gráficas)

3-      Qual o tema, assunto principal do texto?
4-      Quem é o narrador da história?
5-      Quais os personagens da história?
6-      Onde se passa a história?
7-      Em que momento acontece o clímax, isto é a maior emoção no texto?
8-      No trecho “Lutar para ganhar a guerra ou lutar para não perder seu amor? “.Qual foi o motivo que levou o soldado a pensar assim ?
9-      Porque o rapaz resolveu criar os para ele e para sua amada?
10-   Professor: Agora construa com os alunos um quadro organizativo com os elementos da narrativa, (Estrutura e Sequência) para facilitar a compreensão da construção do texto narrativo, seus elementos essenciais, e a sequência das ações do texto.

Contexto de produção:
Professor é importante contextualizar a obra: Apresentando “Onde o texto foi publicado?, Quem é o autor? Para quem foi escrito?

Comparação de Informações
                                                                          
Professor, agora os alunos lerão dois poemas de Sérgio Capparelli, “Bem –me-quer e Cavalo a Galope”, explore juntamente com os alunos a estrutura desses textos bem como a construção das rimas; Compare com a estrutura do texto de Ricardo Azevedo Melancia e Coco Verde e com o tema central.

Proposta de Produção Escrita:
A proposta consiste em construir um texto narrativo com a estrutura de um poemas ou seja,  que os alunos recontem a história de Melancia e Coco Verde de Ricardo Azevedo utilizando a estrutura dos poemas de Sérgio Capparelli.

OBSERVAÇÃO: Com a minha turma o trabalho está em construção, eles produziram um rascunho e percebi que a maioria deles não tem dificuldades quanto à estrutura, mas apresentaram dificuldades em relação a construção das rimas.
Utilizei as ”Quadrinhas populares” como exemplo de rimas, para facilitar a compreensão deles.

Dramatização:
Este será o próximo passo uma dramatização apresentada pelos alunos baseada no conto “O vaqueiro que não sabia mentir” texto de Ricardo Azevedo, que contribuirá com abordagem de temas como variedades linguísticas regionais, questões éticas e culturais objetivando além do desenvolvimento de habilidades cognitivas também as motoras, emocionais e socialização.

Logo logo postarei as produções do alunos ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário