E.E. ALBERTO SANTOS DUMONT
Professora Rosimeire
Cristiani Cabrera de Sá
Texto gerador: Melancia e Coco Verde de Ricardo Azevedo
Capacidades de leitura:
Ativação de conhecimento
Antecipação e Predição
Comparação de Informação
Valores éticos e políticos
Formas de Avaliação: Contínua através do envolvimento e exploração
dos aspectos linguísticos, sociais, culturais e artísticos contidos nos textos
e produções: ilustrações, textos e dramatização.
Recursos Didáticos: Textos de Ricardo de Azevedo - Melancia e Coco
Verde, O vaqueiro que não sabia mentir, Quadrinhas Populares, Poemas de Sérgio
Capparelli- Bem- me- quer e Cavalo a Galope.
Slides em Power point, Vídeos do
Youtube
Bibliografia:
AZEVEDO, RICARDO. CULTURA DA
TERRA.MODERNA,2008,P.2832 (Melancia e Coco Verde)
CAPPARELLI, SÉRGIO.111 POEMAS
PARA CRIANÇAS.18.ED.PORTO ALEGRE: L&PM,2012
AZEVEDO,RICARDO.BAZAR DO
FOLCLORE.EDITORA ÁTICA,2002, P.47 (O vaqueiro que não sabia mentir)
Descrição das Ações:
Professor antes de apresentar o
texto Melancia e Coco Verde escrever o título na lousa e levantar hipóteses
questionando:
1- O
que o título sugere a vocês? Do que os fazem lembrar?
Considere todas
as respostas e complemente-as se necessário.
Escreva na lousa
algumas respostas para serem comentadas após a leitura.
2- Vocês
já conhecem o do Autor, Ricardo Azevedo?
Professor
apresente algumas informações sobre o autor, lembre-se de enfatizar as
características e funções dos textos biográficos e proponha uma pesquisa, em
livros do autor na Sala de Leitura da escola ou no Laboratório de Informática
indicando site oficial do autor: www.ricardoazevedo.com.br
OBSERVAÇÃO:
Utilizei além da pesquisa no site, um texto biográfico que encontrei no livro
“Bazar do Folclore” e propus uma atividade de antecipação sobre os personagens
criados por Ricardo Azevedo, onde os alunos construíram partindo apenas do
conceito do texto através de ilustrações os personagens (com características
físicas e psicológicas) e espaço (e o contexto onde se encaixaria aquele
personagem); por exemplo, no texto cita: Cozinheira fada, Tio Biruta etc. Foi
muito interessante a ideia que os alunos criaram sobre o possível personagem e
a história ao qual ele pertencia.
Leitura do
texto, primeiro analise juntamente com os alunos a imagem, em seguida faça a
leitura em voz alta. Após discussões sobre as hipóteses levantadas antes da
leitura, agora será proposto uma leitura silenciosa individual, para garantir a
compreensão do texto lido.
Aulas de Geografia: A professora
apresentou aos alunos inúmeras imagens da região do Nordeste, contextualizando
a origem da produção das imagens que ilustram o texto “Xilogravura”, imagens da
localização geográfica (mapa), das paisagens naturais e humanas, bem como as
produções artísticas com características próprias da região.
Produção: Ilustrar elementos que
compõem o contexto geográfico, social e cultural da região estudada.
Aulas de Arte: A professora explorou o
contexto desde o conceito à produção das Xilogravuras, e utilizou vídeos
explicativos abordando a Literatura de Cordel e as ilustrações próprias desse
tipo de texto, vídeo aula de como são feitas as “Xilogravuras” originadas do nordeste
e uma versão adaptada desta técnica utilizando o isopor.
Produção: Ilustrar o poema que os alunos
produzirão utilizando a técnica desenvolvida nas
aulas de arte.
Língua
Portuguesa:
Questionamentos (para a verificação da
compreensão dos alunos em relação as formas gráficas)
3- Qual
o tema, assunto principal do texto?
4- Quem
é o narrador da história?
5- Quais
os personagens da história?
6- Onde
se passa a história?
7- Em
que momento acontece o clímax, isto é a maior emoção no texto?
8- No
trecho “Lutar para ganhar a guerra ou lutar para não perder seu amor? “.Qual
foi o motivo que levou o soldado a pensar assim ?
9- Porque
o rapaz resolveu criar os para ele e para sua amada?
10- Professor:
Agora construa com os alunos um quadro organizativo com os elementos da
narrativa, (Estrutura e Sequência) para facilitar a compreensão da construção
do texto narrativo, seus elementos essenciais, e a sequência das ações do
texto.
Contexto de produção:
Professor é importante
contextualizar a obra: Apresentando “Onde o texto foi publicado?, Quem é o
autor? Para quem foi escrito?
Comparação de Informações
Professor,
agora os alunos lerão dois poemas de Sérgio Capparelli, “Bem –me-quer e Cavalo
a Galope”, explore juntamente com os alunos a estrutura desses textos bem como
a construção das rimas; Compare com a estrutura do texto de Ricardo Azevedo
Melancia e Coco Verde e com o tema central.
Proposta de Produção Escrita:
A proposta
consiste em construir um texto narrativo com a estrutura de um poemas ou
seja, que os alunos recontem a história
de Melancia e Coco Verde de Ricardo Azevedo utilizando a estrutura dos poemas
de Sérgio Capparelli.
OBSERVAÇÃO: Com a minha turma o
trabalho está em construção, eles produziram um rascunho e percebi que a
maioria deles não tem dificuldades quanto à estrutura, mas apresentaram
dificuldades em relação a construção das rimas.
Utilizei as
”Quadrinhas populares” como exemplo de rimas, para facilitar a compreensão
deles.
Dramatização:
Este será o
próximo passo uma dramatização apresentada pelos alunos baseada no conto “O
vaqueiro que não sabia mentir” texto de Ricardo Azevedo, que contribuirá com
abordagem de temas como variedades linguísticas regionais, questões éticas e culturais
objetivando além do desenvolvimento de habilidades cognitivas também as
motoras, emocionais e socialização.
Logo logo postarei as produções do alunos ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário